Vestibular

Chumbo no copo Stanley? Entenda o caso e outras substâncias tóxicas presentes em utensílios de cozinha

Quer descobrir se é verdade que há chumbo no copo Stanley? Será que você deveria parar de usar o seu? Confira a polêmica neste conteúdo!

4
minutos de leitura

Você ouviu falar do caso da existência de chumbo no copo Stanley e está com medo de te fazer mal? Pois bem, vamos explicar melhor sobre a polêmica e quais problemas o chumbo pode trazer à saúde.

O chumbo é um metal conhecido desde a antiguidade, altamente durável e resistente à corrosão. Os povos romanos utilizavam esse componente nos dutos de água que eram instalados nas suas cidades. Hoje, no entanto, como parte dos protocolos de segurança dos alimentos, o elemento não deve ser usado em utensílios de cozinha, ou em qualquer objeto que seja utilizado em contato com a água ou comida a ser ingerida, pois o metal é tóxico ao organismo.

Deseja entender melhor quais são os riscos de inserir chumbo em utensílios domésticos? Continue lendo este artigo e fique por dentro!

O que é o chumbo?

O chumbo é representado na tabela periódica pelas letras Pb originadas do termo em latim 'plumbum'. Trata-se de um metal acinzentado ou branco prateado. O elemento é muito maleável, denso e dúctil, portanto, não é um bom condutor de eletricidade.

É um elemento químico pesado cuja densidade é maior do que a maioria dos metais comuns. O chumbo tem um ponto de fusão relativamente baixo para ser transformado em matéria-prima para indústrias de todas as áreas.

Para que serve o chumbo?

Assim que o componente é extraído, revela uma tonalidade cinza brilhante com um toque de azul ao ser exposto ao ar. O chumbo é tóxico para o organismo humano, ainda que utilizado em pequenas quantidades, especialmente para as crianças que estão em estágio de crescimento. Ele pode ser usado para compor diversos objetos.

Normalmente o chumbo é aplicado na produção de soldas, mantas de blindagem contra a radiação, aditivo de combustíveis, ligas metálicas, cosméticos, munições, equipamentos e utensílios industriais. O metal é usado na construção civil, fábricas de explosivos, indústrias de plásticos, baterias, cabos de energia, aditivos para gasolina, entre outros setores produtivos.

Onde o chumbo costuma ser encontrado?

O minério de chumbo é encontrado em depósitos minerais naturais que contém esse elemento em concentrações variadas no ambiente. Geralmente é extraído do solo por meio de técnicas de mineração ou recuperado de sucatas e reciclado e depois fundido em fornos especiais. Ele está amplamente distribuído em todo o mundo e é encontrado juntamente com outros minérios e rochas em várias formações geológicas.

Os depósitos desse minério são formados pela interação de fluidos ricos em minerais com rochas hospedeiras. Entre os principais processos geológicos envolvidos na sua origem estão os hidrotérmicos, sedimentares, intemperismo e oxidação. Os aspectos tectônicos e estruturais como dobras, falhas e fraturas podem desempenhar um papel significativo na formação e localização do chumbo.

Quais são os riscos do chumbo para a saúde?

A toxicidade do chumbo foi identificada pela primeira vez por antigos escritores romanos e gregos, que perceberam sintomas de envenenamento por esse metal. A intoxicação, contudo, se tornou amplamente divulgada nos países europeus no final do século XIX. O metal pode causar danos cerebrais, afetar a psique humana, atingir o os sistemas cardiovascular e renal, assim como afetar a saúde em geral.

O chumbo oferece vários riscos por ser uma neurotoxina devastadora que se acumula e permanece nos tecidos moles e nos ossos. Esse elemento interfere na função de enzimas biológicas, danificando o sistema nervoso ao entrar em contato com a corrente sanguínea. Ele pode causar vários distúrbios neurológicos que geram problemas de saúde e comportamentais.

O chumbo está presente no copo da marca Stanley?

Inicialmente, os produtos Stanley estavam fazendo um grande sucesso nas mídias sociais com o apoio dos influencers e a maioria das pessoas queriam utilizá-los em função da sua capacidade de manter as bebidas geladas por mais tempo. Agora, os copos e garrafas dessa marca voltaram a chamar a atenção do público em virtude do receio de que sejam fabricados com chumbo. Mas é mesmo verdade que há chumbo no copo Stanley?

Divulgação nas redes sociais

Os produtos Stanley se tornaram um acessório da moda e o seu alcance foi ampliado pela divulgação nas redes sociais. A fabricante divulgou que sim, é utilizado chumbo no copo Stanley, mas que ele é inacessível ao consumidor, sendo inofensivo à saúde. Contudo, existem muitas postagens negativas nas mídias, as quais foram amplamente compartilhadas no Instagram, YouTube e TikTok.

Proteção por aço inoxidável

O chumbo usado na confecção dos produtos Stanley está selado ou protegido pelo aço inoxidável. Ele ajuda a fazer o isolamento a vácuo e é coberto por uma camada inox para proteger o público de eventual exposição ao metal que realmente é prejudicial à saúde. A empresa já confirmou a existência do componente no processo de fabricação.

Testes realizados por especialista

O professor de saúde pública, Jack Caravanos, que atua na Universidade de Nova Iorque, decidiu fazer testes com 3 modelos de copos Stanley. Ele pegou produtos com tamanhos diferentes e utilizou um detector de fluorescência de raios X para verificar quais elementos estão presentes nos materiais que os compõem. Ele não encontrou chumbo em nenhuma parte dos utensílios.

O especialista tentou investigar a parte interna dos produtos, que fica abaixo do aço inoxidável, utilizando várias ferramentas. Porém, não conseguiu abrir a tampa inferior e acredita que o metal esteja sendo utilizado para o fechamento dessa região. Sendo assim, é improvável que o chumbo seja liberado dos copos ou garrafas e ingerido pelos usuários.

Inexistência de vestígios

De acordo com o profissional, que é especialista em exposição global nessa área, não existe qualquer vestígio do metal, de modo que não há como ingeri-lo. Em outras palavras, inexiste qualquer ameaça à saúde das pessoas que fizerem uso dos produtos.

Qual foi o posicionamento da empresa a respeito do assunto?

A empresa informou que utiliza uma tecnologia de isolamento a vácuo que diferencia os produtos Stanley dos seus concorrentes ao manter os líquidos em temperatura ideal para o consumo. O componente padrão é aplicado na base dos copos e garrafas com um pouco de chumbo no material de vedação e não no reservatório das bebidas.

O processo de fabricação inclui o uso de pellets e a área onde o chumbo precisa ser aplicado é completamente coberta com uma camada de aço inoxidável extremamente durável. Isso faz com que o metal em questão não seja acessado pelos consumidores. Na superfície dos copos e garrafas ou no seu interior, não é utilizado esse componente.

Entendeu o caso relacionado ao chumbo no copo Stanley?

Essa e outras substâncias tóxicas podem estar presentes em utensílios de cozinha fabricados por outras indústrias. Alguns objetos como recipientes de plástico, panelas e talheres utilizados para preparar alimentos podem ter elementos tóxicos em sua composição, causar intoxicação, atacar os hormônios e o sistema endócrino. Por isso, fique atento e procure se informar em portais confiáveis!

Achou este post interessante? Então receba as novidades diretamente na sua caixa de entrada assinando a nossa newsletter!