Graduação

Calouro de Medicina: 6 dicas para o início do curso

Você acabou de começar o curso e ainda está meio perdido em sua nova realidade? Confira o texto que preparamos com algumas dicas imperdíveis para calouros de Medicina!

5
minutos de leitura

Agora que a fase de vestibular e ENEM já foi superada, o calouro de Medicina precisa investir em outras atividades para que a faculdade seja proveitosa, divertida, responsável e gratificante profissionalmente.

A faculdade apresenta ao aluno de Medicina as disciplinas mais desafiadoras, os estágios mais longos e provas com casos clínicos complexos e misteriosos, ao passo que a comunidade acadêmica mostra a diversão e os contatos promissores.

Por isso, é preciso muita dedicação, disciplina, comprometimento e uma ajudinha da tecnologia para se destacar no universo acadêmico, obter as melhores notas e se preparar para seguir nas especialidades mais procuradas após a formatura.

Você, calouro de Medicina, quer dicas para iniciar essa aventura? Então, continue a leitura!

1. Comece o planejamento desde já

O planejamento é uma das estratégias mais inteligentes para o calouro de Medicina. Afinal, são muitos compromissos acadêmicos diários, atividades extracurriculares e longas horas de estudo.

Para quem já tem o costume de planejar as atividades diárias, pois vem de uma longa jornada até a aprovação no curso de Medicina, basta readequar a rotina e otimizar o tempo dedicado a cada tarefa.

Já para os alunos de Medicina que ainda não adotaram essa estratégia, é recomendado inicialmente fazer o levantamento das atividades urgentes (relacionadas ao prazo) e as importantes (referentes à complexidade). Em seguida, programe o tempo e o prazo de cada atividade.

2. Monte um cronograma de estudos

O cronograma de estudos é uma ferramenta útil, eficiente e que pode ser feita em papel ou no computador ou tablet. Portanto, a partir da lista de tarefas, é interessante elaborar uma tabela/planilha com os dias da semana.

Esse cronograma deve ser feito considerando o dia em que a disciplina foi ministrada, a dificuldade de entendimento e interpretação do conteúdo, a necessidade de fazer questões e exercícios para treinar para as provas, entre outras variáveis.

Por isso, o ideal é elaborar uma tabela simples, constando os dias da semana e os horários de estudos e descanso (pausa produtiva). Além disso, descreva como os conteúdos serão estudados (resumo, mapa mental, exercícios, ficha resumo etc.).

3. Utilize a tecnologia a seu favor

Os recursos tecnológicos se inseriram definitivamente em nossas vidas, e os aplicativos têm uma infinidade de funções que otimizam o tempo e garantem produtividade ao longo do dia.

Por isso, para quem se adapta melhor ao uso dessas ferramentas, vale a pena pesquisar aplicativos que organizam a rotina diária, programam uma rotina de estudos, bloqueiam as redes sociais por um período, entre outras funções.

Alguns aplicativos elaboram planos de estudos, estabelecem prazos para a execução das atividades, cronometram o tempo, permitem anexar fotos e vídeos explicativos e conciliam todas as demandas.

4. Interaja com os colegas de turma

Alguns calouros de Medicina, além de estarem se adaptando à vida acadêmica, também mudaram de cidade ou estado e se distanciaram de familiares e amigos próximos.

Por isso, o ideal é que o estudante não fique isolado e faça amigos para os momentos de estudo e diversão (com responsabilidade, é claro). Assim, é interessante criar uma rede de contatos pessoais e profissionais que vai se solidificando com o tempo.

Mas mesmo que você não tenha se mudado, como os calouros de Medicina enfrentam muitas novidades ao mesmo tempo, a rede de apoio também é necessária! Você sempre vai precisar saber com quem contar para que a rotina puxada e estressante não te deixe desistir da tão sonhada graduação em Medicina.

5. Mantenha uma boa relação com os professores

Os professores são os intermediadores do conhecimento, facilitando o aprendizado e modificando a percepção dos alunos de Medicina em relação ao mundo profissional que os espera.

Portanto, não veja os professores como “inimigos” do sistema, e sim como facilitadores do aprendizado, mesmo que a estratégia didática não seja a mais adequada para todos. Nesse sentido, um diálogo com os educadores pode ser bem interessante.

6. Evite alguns erros comuns

Sabendo que o curso é desafiador devido ao grande número de disciplinas e ao tempo para finalizar a graduação e a especialização, é recomendável que o calouro de Medicina mantenha continuamente o foco.

Por isso, listamos a seguir alguns erros que devem ser evitados:

Deixar a matéria acumular

A falta de planejamento trará consequências desastrosas para o aluno de Medicina, principalmente em relação ao acúmulo de disciplinas para estudar. Isso porque o cérebro fica saturado depois de um tempo, então, estudar por longas horas só traz distração, falta de concentração e raiva. Por isso, o ideal é tentar deixar as matérias sempre em dia, estudando de pouco em pouco, todos os dias.

Não dormir bem

O sono é crucial para o aprendizado, e as horas de sono devem ser reparadoras. Por isso, é fundamental respeitar o horário de dormir e acordar, evitando mudanças bruscas nessa rotina diária.

É durante o sono que se consolida na memória o conhecimento adquirido no dia. Então, se o sono for agitado ou o descanso for menor do que o de costume, o conteúdo será pouco assimilado e a falta de concentração e irritabilidade aparecerão no dia seguinte.

Ter uma alimentação ruim

Parece clichê, mas a alimentação interfere em todos os processos do organismo, inclusive na disposição diária, na concentração para os estudos e na rotina pessoal e profissional.

Abrir uma lata de refrigerante e comer salgadinhos do tipo snack antes dos estudos pode até ser mais fácil e rápido do que fazer uma refeição completa à base de frutas, legumes e verduras, não é? Porém, a produtividade é bem inferior para quem escolhe a primeira opção.

Não cuidar do corpo e da mente

O corpo precisa de movimento! Por isso, é fundamental cuidar dele fazendo atividades físicas ou exercícios regularmente para evitar o desenvolvimento de problemas clínicos.

Para o calouro de Medicina, é fundamental internalizar que a prática de atividades físicas é necessária para manter a saúde. Além disso, é interessante buscar terapias ou alternativas para manter o equilibro mental.


Curtiu as nossas dicas?

O calouro de Medicina, que ainda está encantado com a graduação escolhida, deve se manter focado para evitar distrações desnecessárias e improdutivas, além de seguir algumas dicas, como as que apontamos, para se destacar na vida acadêmica. Por isso, como vimos, é aconselhável elaborar um cronograma de estudos, fazer amizades dentro e fora da graduação e manter a saúde física e mental equilibrada.

Se você gostou do nosso conteúdo, não deixe de nos seguir no Instagram, YouTube, LinkedIn e Facebook!